O que foi o projeto?

Após viajar pelo Brasil pedalando e atravessar o Atlântico velejando na Regata Brasil 500 Anos, o arquiteto mineiro Argus Caruso Saturnino voltou da sua nova aventura:

Fazer uma volta ao mundo de bicicleta.

O caminho escolhido passou por importantes rotas: Rotas Inca, da Companhia das Índias Orientais, da Seda, das Caravanas do Império Romano, da Expansão do Islamismo, dos Mercadores Africanos e Asiáticos, Estrada Real, etc.

A viagem fez parte do “Pedalando e Educando”, um projeto de educação a distância que busca na aventura uma estratégia de incentivo para o aprendizado. Através da Internet as escolas receberam perodicamente um material didático inovador com fotos e textos relatando, ao vivo, a aventura de volta ao mundo de bicicleta. Toda viagem foi elaborada para utilizar-se de rotas que potencializam o interesse pela História, Geografia e o dia a dia dos locais visistados. O objetivo era que o material fosse utilizado em sala de aula para discussão com um profissional de ensino.

criancada-na-bicicleta

Além da comunicação vai internet, também foram visitadas várias escolas no percurso onde o aventureiro apresenta fotos, vídeos e mapas da viagem.

Um projeto inédito que une um dos meios mais antigos e populares de transporte a processos contemporâneos de educação a distância.