Pedaladas flutuantes

ARQUITETO BRASILEIRO CRIA BICICLETA CAPAZ DE ANDAR NA ÁGUA E NA TERRA

Aos 27 anos, Argus Caruso Saturnino ganhou os noticiários quando decidiu dar a volta ao mundo de bicicleta. Passou por 28 países com o objetivo de chamar a atenção para novas formas de transporte nas grandes cidades. Treze anos depois, agora aos 40, Argus está de volta com um novo projeto de parar o trânsito: a Bikeboat InVenta, uma bicicleta inédita capaz de funcionar tanto na terra quanto na água.

Depois de centenas de desenhos, o arquiteto finalmente chegou ao primeiro protótipo. Um equipamento com dois metros de comprimento, 90 cm de largura e peso de 30 quilos, que promete flutuar na água e se adaptar ao espaço das ruas e ciclovias. “Quero instigar as pessoas a pensarem em novas formas de mobilidade urbana utilizando energia limpa”, provoca.

Sustentável e eficiente, o modelo feito com madeira de compensado naval, resina e vela de lona pode cortar caminhos por lagos, rios e pela própria malha urbana, sendo eficiente em casos de congestionamento e enchentes. Levou três anos para ser planejado e há quatro meses está sendo construído pelas mãos do empresário, que conta com a parceria de alguns apoiadores, como Atex, Be.Bo e Telsan Engenharia.

Os primeiros testes foram feitos na Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte. No momento, o equipamento está sendo testado no Rio de Janeiro, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e ainda este mês Argus pretende realizar uma travessia saindo de Botafogo e chegando à Urca

“Quero fotografar e filmar a reação das pessoas. Colher depoimentos, trocar ideias. Será uma forma de debater a utilidade desse veículo na área urbana. Acredito que ele poderá ser muito eficiente”, diz Argus, que no segundo semestre fará testes em Ubatuba, São Paulo, e viajará para o Uruguai experimentando lagoas e rios em diferentes cidades da América do Sul.

A ideia da Bikeboat começou em 2010, durante uma viagem pelos litorais norte e nordeste do país. Argus foi de Pernambuco ao Amapá pela areia das praias com uma bicicleta adaptada com uma vela. “Funcionava com o vento e chegava a 40 Km por hora sem pedalar. Minha maior dificuldade, no entanto, era atravessar os rios. Às vezes esperava horas por um barco. Num dos momentos tive o click de criar uma bicicleta flutuante”, conta.

Enquanto esperava carona para atravessar os rios, Argus começou a bolar o veículo na cabeça. Dois anos depois, inscreveu o projeto num concurso nacional de ideias, o Hotspot, e ganhou o prêmio especial, uma viagem para Londres. “Não faturei nem um centavo, mas tive ainda mais certeza de que o projeto era realmente interessante e decidi seguir em frente”, lembra.

Sempre empenhando em palestras sobre meio ambiente e divulgação das ciclovias, Argus tem viajado o Brasil divulgando o uso das bicicletas para melhorar o trânsito nas metrópoles. “Acho que este veículo significa também uma provocação para que as pessoas não se rendam aos automóveis e procurem outras formas de locomoção. As cidades estão poluídas demais. Precisamos criar jeitos próprios usando energia limpa e a força do corpo”, defende.

Sobre o idealizador da Bikeboat InVenta

Argus Caruso Saturnino nasceu em Belo Horizonte, em 1974. Formou-se em arquitetura na UFMG, em 2000, e fez mestrado em Design na PUC-RJ em 2013. Trabalhou em escritórios no Brasil, na Espanha e na Bélgica. Fez uma volta ao mundo de bicicleta (2001-2005) e duas travessias atlânticas de veleiro. Durante as comemorações do descobrimento do Brasil, Argus, então com 25 anos, participou da Regata dos 500 anos, viajando como tripulante de um veleiro ao lado de cinco pessoas. Foram quatro meses e meio no percurso Venezuela, San Martin, Portugal, Cabo Verde e Brasil. Há mais de dez anos une aventura e educação tendo visitado mais de 200 escolas pelo mundo. Publicou o livro “Caminhos” (Edições Sesc-SP) e fez diversas exposições. Criou uma bicicleta a vela e viajou pelo Norte do Brasil (2010) promovendo regatas com estudantes. Mestre em Design pela PUC-Rio, coordenou o Plano Niterói de Bicicleta, junto à prefeitura de Niterói, e segue visitando escolas e fazendo palestras em todo Brasil. Há 10 anos reside no Rio de Janeiro.

Saiba mais

Contato

contato@arguscaruso.com.br