Site Minas Online – Governo de Minas Gerais

outubro de 2009

Arquiteto lança livro sobre sua volta ao mundo de bicicleta

*Blog

Argus Caruso Saturnino pedalou 35 mil quilômetros por cinco continentes. Com seu projeto Pedalando e Educando, ensinou o que aprendeu a crianças de todo o mundo

Chovia forte em Cordisburgo naquela manhã de 1º de dezembro de 2001 quando o arquiteto Argus Caruso Saturnino abanou a mão para meia dúzia de amigos e partiu em sua bicicleta, barata e pouco equipada, para dar a volta ao mundo. Foram 39 meses de viagem por 28 países na América Latina, África, Ásia, Oceania e Europa até o retorno à mesma Cordisburgo. “Queria encontrar gente que se veste e pensa diferente, experimentar comidas exóticas, enxergar a vida por outros ângulos. Enfim, entender melhor que mundo é esse, afinal”, escreve em seu livro Caminhos – Volta ao Mundo de Bicicleta (Edições SESC SP), que será lançado nesse sábado em Belo Horizonte, cidade natal do arquiteto, e em São Paulo, no início do próximo mês.

Caminhos – Volta ao Mundo de Bicicleta. Argus Caruso Saturnino

O livro fotográfico de 230 páginas reúne imagens e relatos do que Argus viu e viveu, com passagens comoventes, como quando um casal de velhinhos iranianos que se comunicavam com Argus apenas pelo sorriso, já que da língua nada podiam entender, se despede dele com lágrimas nos olhos, apesar de só terem convivido por um dia. Também é do Irã uma das histórias de tensão e aventura contadas no livro. Argus e sua amiga alemã, que ele conheceu na Malásia, foram confundidos com espiões. Só foram deixados em paz quando também decidiram deixar o país. No trajeto, o arquiteto também passou pela comemoração da independência do Timor Leste, tomou dos melhores vinhos na França, se hospedou na casa de pessoas que encontrava pelo caminho, pediu comida e até passou fome e frio.

Quando partiu da frente do Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, terra não só do grande escritor como do avô de Argus, a verba que levava no bolso dava apenas para rodar a América do Sul. Os apoios foram sendo conseguidos no caminho. Na pouca bagagem, estavam uma câmera e um computador, usados para registrar traços da geografia e da história dos países que cruzava. O material ia sendo publicado no site Pedalando e Educando (www.pedalandoeeducando.com.br), com textos em português e inglês acompanhados por cerca de três mil escolas de todo o mundo. “O objetivo era dar aulas, via internet, para crianças de escolas públicas, disseminando o conhecimento adquirido na viagem”, diz.

E para que essa missão siga em frente, em janeiro de 2010, Argus dará início ao projeto “A Escola do Mundo”, com relatos de história e exposições fotográficas itinerantes em cidades do Norte e Nordeste do Brasil. Muito mais do que ele poderia imaginar quando, aos 26 anos, em um almoço de família, disse aos pais que sairia de bicicleta para dar a volta ao mundo e ouviu da mãe. “Argus, você pode ir a qualquer lugar, mas antes tem que arrumar seu quarto”.

Caminhos – Volta ao Mundo de Bicicleta. Argus Caruso Saturnino

Lançamento do livro Caminhos – Volta ao Mundo de Bicicleta
Quando: Sábado, 24 de outubro, às 11h,
Onde: Livraria Travessa (Av. Getúlio Vargas, 1405)

Veículo: Site Minas Online – Governo de Minas Gerais
Publicado em: 26/10/2009 – 13:01