Blog Pro Beach Volei

outubro de 2009

Volta ao mundo em bicicleta

Montado em uma bicicleta de 21 marchas e com muita disposição, o arquiteto mineiro Argus Caruso Saturnino conheceu, de 2001 a 2005, os aspectos culturais e ambientais de 28 países espalhados pelo mundo inteiro. Ao todo, foram 35 mil quilômetros percorridos por rotas históricas como a da Companhia das Índias Orientais, das Caravanas do Império Romano, dos Mercadores Africanos e Asiáticos e da Estrada Real.

A ideia da viagem surgiu do projeto educacional “Pedalando e Educando”, que tinha como intenção apresentar lugares históricos às crianças de escolas públicas. Para isso, Argus utilizava textos, fotos e vídeos – produzidos por ele mesmo durante suas aventuras de bike – e apresentava, via internet, para estudantes de cerca de três mil escolas do mundo.

Quatro anos depois da viagem acabar, todo esse material deu origem ao livro “Caminhos – Volta ao Mundo de Bicicleta”, da Editora Sesc-SP, que foi lançado no Rio de Janeiro no dia 20 de outubro e será divulgado em Minas Gerais e São Paulo, em 24 de outubro e 3 de novembro, respectivamente.

A obra – que conta com 200 ilustrações e textos recheados de informações atuais sobre os países visitados por Caruso – pode ser adquirida nas livrarias de todo o país, depois do seu lançamento, e também no site da Editora Sesc-SP.

Caminhos – Volta ao Mundo de Bicicleta
Autor: Argus Caruso Saturnino
Editora Sesc-SP
268 páginas
Preço: R$ 110

Lançamentos
Data: 24 de outubro
Horário: 11h
Local: Livraria Travessa
Endereço: Av. Getúlio Vargas, nº 1405 – Juiz de Fora/MG

Data: 3 de novembro
Horário: 19h
Local: Sesc Paulista
Endereço: Av. Paulista, nº 119, 15º andar – São Paulo/SP

Leia também:
Especial Vá de bicicleta
A bicicleta global
Bicicletas para passear
Uma semana de bicicleta

Veículo: Blog Pro Beach Volei
Publicado em: 28/10/2009 – 18:37